Se você pensa nas palavras-chave (ou Keywords) como detalhes sem importância do seu artigo, eu entendo. Selecionar minhas palavras-chave costumava ser uma das últimas coisas que fazia ao enviar meus artigos para a plataforma da revista e assim como eu, muitos autores também não se preocupam muito com elas. Mas você deveria, porque essas palavras são usadas pelos motores de busca para encontrar o seu artigo: é assim que outros pesquisadores encontrarão e citarão o seu trabalho. Neste artigo, quero explicar por que negligenciar palavras-chave é um erro e dar algumas dicas sobre como escolher escolhê-las.

No contexto de um artigo acadêmico, palavras-chaves são palavras ou frases específicas que descrevem de forma sucinta os principais tópicos ou temas abordados no artigo. Elas são essenciais para indexação e recuperação de artigos em bases de dados. Quando os autores submetem seus manuscritos para publicação, muitas vezes são solicitados a fornecer uma lista de palavras-chave para ajudar leitores, pesquisadores e sistemas de banco de dados a identificar o conteúdo do artigo com rapidez e precisão. No entanto, poucos cientistas dedicam tempo para pensar sobre elas. E raramente decidem conscientemente as palavras que desejam usar.

Palavras-chave eficazes refletem com precisão o conteúdo do artigo

Seu tópico de pesquisa deve ser uma de suas palavras-chave. Se a sua metodologia ou um resultado específico estiver no centro do seu artigo, provavelmente também é uma boa ideia incluí-los como palavras-chave. Portanto, atenha-se às palavras que são centrais para sua pesquisa.

Além disso, usar palavras-chave específicas o suficiente (na medida ideal) pode restringir significativamente os resultados da pesquisa, tornando seu artigo mais visível. A especificidade não apenas melhora a localização do seu artigo, mas também aumenta a probabilidade de ele ser lido e citado por um público relevante.

Palavras-chave devem corresponder às pesquisas do seu público

Ao escolher suas palavras-chave, é essencial considerar seu público. Quais palavras-chave seu público-alvo provavelmente usará em suas pesquisas? Se vários sinônimos descrevem sua pesquisa, descubra quais termos são mais comumente usados em sua área. Navegue pelos bancos de dados que seus leitores podem usar e avalie a popularidade desses diferentes termos.

Pense em sinônimos para palavras usadas no título

As palavras usadas no título são indexadas automaticamente, portanto, usar os termos encontrados no título como palavras-chave é uma oportunidade perdida. Em vez disso, pense em sinônimos que sejam boas palavras-chave.

Use "frases-chave" em vez de "palavras-chave"

Entenda que as palavras-chave não precisam ser palavras únicas. Na verdade, palavras isoladas – por serem muito amplas – raramente são boas palavras-chave. É melhor usar frases de duas ou três palavras como palavras-chave, por exemplo "mudanças climáticas".

Teste suas palavras-chave

Em vez de se contentar com os primeiros termos que lhe vêm à mente, é uma boa idéia testá-los. Cole cada palavra-chave ou várias palavras-chave na caixa de pesquisa de vários mecanismos de busca e verifique os resultados. Se a maioria dos resultados da pesquisa for relevante, as palavras-chave são adequadas; caso contrário, você precisará revisá-las.

MeSH on demand (https://meshb.nlm.nih.gov/MeSHonDemand)

Este banco de dados, curado pela National Library of Medicine americana, é um ótimo recurso para palavras-chave. Nele você poderá inserir o resumo do seu artigo e o sistema lhe dará uma série de sugestões úteis de palavras-chave. As quais você poderá testá-las no banco de dados MeSH e então descartar algumas para escolher um número menor para usar no título e nas palavras-chave do seu artigo. 

Resumindo

Palavras-chave são os ingredientes básicos de qualquer artigo. Negligenciá-las pode deixar sua pesquisa perdida no vasto oceano digital, invisível para o seu público-alvo e desconectada dos leitores que merece alcançar. Se você estiver escrevendo um artigo ou resumo, abra-o e reflita sobre suas palavras-chave: Elas são precisas? Eles estão alinhados com os hábitos de pesquisa do seu público? Eles refletem o conteúdo de sua pesquisa?

Lembre-se: palavras-chave são a “chave” para um acesso mais amplo e fácil ao seu artigo; escolha-as com cuidado!


Silvana B. Marchioro