Uma busca bibliográfica completa nos estágios iniciais da pesquisa é a chave para formular uma questão de pesquisa válida. Além disso, buscas contínuas reforçam o seu estudo, fornecem novos insumos que orientam sua pesquisa, atualizam a abordagem, o design e os protocolos do estudo conforme necessário. Para encontrar as melhores fontes para sua busca bibliográfica é importante usar bases de dados bibliométricos bem estabelecidas.
O poder da Web of Science
Web of Science (WoS) da Clarivate Analytics é uma plataforma amplamente utilizada que agrega produção acadêmica multidisciplinar de vários bancos de dados estabelecidos. Abriga mais de 34 mil revistas científicas, 19 mil livros e 220 mil anais de conferências, bem como milhões de conjuntos de dados e patentes. WoS é um recurso respeitável porque inclui apenas revistas que atendem a critérios de avaliação rigorosos e com qualidade editorial adequados.
Usando a Web of Science em diferentes estágios da pesquisa
Você pode aproveitar ao máximo os recursos que a WoS tem a oferecer em quase todas as fases da pesquisa e da escrita:
1- Encontre e leia artigos:
Como usuário registrado (caso você esteja acessando fora da rede da sua instituição, é necessário efetuar o login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) através do Portal de Periódicos da CAPES), você pode navegar pelos artigos ou seguir sugestões para encontrar a literatura relevante e manter-se atualizado.
2. Encontre conexões entre artigos:
WoS mapeia as ligações entre a pesquisa indexada e a literatura mais ampla, permitindo rastrear redes interconectadas de artigos de pesquisa.
3. Identifique estudos impactantes:
Você pode identificar estudos altamente citados (artigos nos percentis superiores de acordo com o ano ou área) que tiveram o maior impacto em uma área ou entre disciplinas.
4. Escreva artigos de revisão:
As ligações entre artigos e a identificação de estudos de alto impacto permitem avaliar uma enorme quantidade de conteúdo. Isso é uma boa opção para você escrever revisões regulares da literatura e revisões científicas ainda mais rigorosas, como revisões sistemáticas e meta-análises.
5. Encontre revistas científicas adequadas:
Você pode usar o Master Journal List e o Manuscript Matcher para encontrar a revista perfeita para enviar seu manuscrito.
6. Otimize pesquisas:
Use operadores booleanos (AND, OR, NOT, NEAR/x), aspas para frases exatas e opções de classificação com base em sua necessidade (por exemplo, por relevância, data ou citações). A opção do construtor de consultas permite você combinar buscas para pesquisas avançadas.
7. Analise publicações em busca de informações periféricas (mas úteis):
Na WoS Core Collection, classifique os artigos por autor, organização ou agência de financiamento para obter insights sobre quem está publicando prolificamente sobre um tópico e quem está financiando tais projetos. Essas informações podem ser benéficas na procura de colaboradores e apoio financeiro.
8. Obtenha índices bibliométricos importantes:
Você pode obter informações das revistas científicas (como relatórios de fator de impacto e citações) que pode orientá-lo na busca da revista certa para seu manuscrito.
Resumindo, a busca na literatura científica deve ser um processo contínuo para que você possa ficar por dentro das novidades em sua área e estar totalmente atualizado sobre o tópico em que está trabalhando. Bancos de dados como o da WoS têm muito a oferecer, desde a descoberta de literatura até pesquisas bibliográficas direcionadas, desde a seleção de revistas até a identificação de tópicos de interesse e muito mais!
Silvana B. Marchioro