Você sabia que aproximadamente 44% dos artigos publicados nunca são citados (https://www.nature.com/news/the-top-100-papers-1.16224)? As citações, através das quais um artigo se refere a trabalhos anteriores, são o meio padrão pelo qual os autores reconhecem a fonte dos seus métodos, ideias e descobertas. São frequentemente utilizadas como uma medida da importância de um artigo, além de retratarem o desempenho e o impacto de um cientista. Consequentemente, a contagem de citações de um autor é uma métrica frequentemente utilizada para determinar o avanço de sua carreira no meio acadêmico.

No entanto, certifique-se de não se concentrar exclusivamente na contagem de citações. Pois embora o número total de citações que um cientista recebe possa parecer, num primeiro momento, uma boa medida de qualidade, este número pode ser distorcido apenas por alguns artigos altamente citados, especialmente artigos de revisão. 

Certas métricas individuais (por exemplo, índice h) fornecem uma janela mais significativa sobre o impacto de um cientista e são mais utilizadas na tomada de decisões para recrutamento, posições acadêmicas e financiamento. Assim, além de aumentar o número de publicações e citações, o cientista deverá trabalhar no sentido de aumentar o impacto global das suas publicações, utilizando outros métodos, incluindo, por exemplo, envolvimento público e divulgação.

Dito isso, vamos explorar algumas maneiras pelas quais você pode planejar e escrever seu artigo para aumentar de forma ética e orgânica suas chances de citação depois de aceito/publicado. Veremos as medidas que você pode adotar antes de iniciar a redação propriamente dita, durante a fase de redação e por meio da autocitação.

Dicas para aumentar as chances de citações antes de começar a escrever:

  • Escolha revistas de acesso aberto (AA): devido ao seu acesso mais amplo, os artigos em revistas de acesso aberto tendem a ser vistos, lidos e citados com maior frequência do que aqueles em revistas baseadas em assinatura (com acesso pago).
  • Escolha revistas de alto impacto: Publicar em revistas com alto fator de impacto aumentará suas chances de ser citado por outros autores. Procure revistas que divulguem ativamente trabalhos publicados em plataformas de mídia social, especialmente aquelas que incentivam opções multimídia compartilháveis, como resumos gráficos e em vídeo.
  • Apresente resultados preliminares em uma conferência: Apresentar-se em uma conferência facilitará o reconhecimento precoce seu e do seu trabalho em círculos científicos relevantes.

Dicas para aumentar as chances de citações durante a escrita:

  • Mantenha seu título curto e informativo: títulos claros e concisos são mais fáceis de entender; esses artigos serão lidos e citados com mais frequência.
  • Use palavras-chave criteriosamente: selecione palavras-chave que aparecerão em pesquisas em bancos de dados feitas por cientistas em sua área. Use essas palavras-chave e frases-chave de maneira ideal em seu resumo, introdução e subtítulos.
  • Forneça links para seus repositórios de dados: artigos que fornecem links para dados em um repositório são mais citados. Se isso for aplicável à sua linha de trabalho, forneça declarações de disponibilidade de dados com um link para os dados.

Dicas para aumentar as chances de citações durante a autocitação:

Cite seu próprio trabalho, mas faça-o com ética. Quando feita corretamente, a autocitação pode permitir que os leitores apreciem o desenvolvimento de um conjunto de trabalho ao longo do tempo. No entanto, quando a autocitação é feita indiscriminadamente, com a intenção egoísta de aumentar a contagem de citações, é antiético.

Ser citado não só lhe dará a agradável sensação de ser visto como uma voz útil em sua área e de influenciar o trabalho de outras pessoas, mas também é uma métrica pela qual muitos potenciais empregadores, financiadores e colaboradores medem seu desempenho. Embora as citações não devam ser a medida definitiva do seu sucesso e você não deva ficar muito obcecado por elas, elas podem ser um meio bom e simples de avaliar o impacto que seu trabalho (e voz) tem em um determinado campo, e para cimentar você como um especialista no assunto. 

 Lembre-se apenas de promover seus artigos de forma ética, usando os canais adequados e práticas comumente aceitas.


Silvana B. Marchioro