Por que a seleção de revistas é importante?

Escolher a revista certa para sua pesquisa pode ser mais complexo do que parece. 

É importante que você publique seu artigo científico em uma revista que ajudará a atingir o público-alvo. Sua pesquisa terá mais chances de atrair leitores, acumular citações e impactar a área quando seus colegas puderem encontrá-la facilmente. 

Para alguns tipos de pesquisa, uma publicação mais específica pode ser a mais adequada, enquanto para outros, atingir um público amplo é fundamental. 

Além disso, você deseja publicar em uma revista que corresponda aos seus valores científicos e princípios de integridade.

Também é do seu interesse submeter a revistas onde seu trabalho tenha boas chances de ser aceito para publicação. Obter rejeições é uma parte normal da publicação, mas, ao mesmo tempo, você não quer passar meses enviando o mesmo artigo para uma revista após a outra. 

Ao combinar cuidadosamente seus artigos com revistas específicas, você pode reduzir o número de submissões necessárias para conseguir a publicação, economizando tempo e divulgando seu trabalho mais cedo.

Algumas dicas para pesquisar, avaliar e enviar seu artigo científico para a melhor revista:

1- Determine o que você precisa de uma revista

Comece pensando sobre sua pesquisa e como ela pode atingir melhor os leitores pretendidos. Considere seus valores e expectativas. Reserve um momento para responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o tema do seu estudo?
  • O seu artigo é especializado ou interdisciplinar?
  • O seu artigo é uma descoberta incremental ou é potencialmente considerado um grande avanço?
  • Quem é o seu público? O seu artigo tem um público potencial amplo ou será de interesse apenas para especialistas em uma área restrita de estudo? Como os leitores descobrirão seu estudo?
  • O seu financiamento inclui algum requisito especial para publicação (por exemplo, alguns financiadores podem estipular que você publique o trabalho sob uma licença de acesso aberto)?
  • Como você planeja compartilhar seu estudo? É importante para você ter a opção de publicar no formato preprint ou publicar apenas após as avaliações por pares?
  • A revista defende os mais altos valores de ética e integridade? Você está preparado para atender aos requisitos de licenciamento, dados publicados e divulgações éticas das revistas?
  • Qual é o seu orçamento para publicação?

2. Identificando revistas potenciais

Se você está se preparando para enviar um artigo científico, provavelmente já trabalha na área há vários anos e já tem algumas publicações favoritas.

Ainda assim, vale a pena reservar um momento para rever as possibilidades e ver o que há de novo. As revistas estabelecidas estão em constante evolução e ajustando seu escopo, e novas revistas estão sendo lançadas o tempo todo. Aqui estão algumas maneiras fáceis de descobrir novas oportunidades de publicação:

  • Pesquisa on-line. Para dar uma olhada nas revistas em ascensão em sua área, tente pesquisar artigos relacionados publicados nos últimos 1 a 2 anos.
  • Boca a boca. Discuta com seus pares, colegas de laboratório, mentores ou colaboradores. Quais revistas eles consideram interessantes em sua área de atuação?
  • Ferramentas de localização de revistas. Muitos sites acompanham as métricas e o desempenho dos revistas, incluindo fatores como velocidade, taxa de aceitação e conformidade com as políticas de Ciência Aberta. (https://journalfinder.elsevier.com; http://journalsuggester.springer.com

3. Decidindo se uma determinada revista pode ser adequado para o seu estudo específico

Em seguida, avalie as revistas da sua lista em relação às necessidades que você identificou para o seu estudo, junto com seus co-autores. Quais revistas melhor se adaptam ao seu público-alvo, tópico, nível de especialização e requisitos do financiador? Se você não tiver certeza sobre o ajuste, verifique o site da revista e veja se consegue responder às seguintes perguntas:

  • Quais temas estão no escopo da revista?
  • Quem atua no conselho editorial?
  • A revista está indexada nas bases de dados padrão em sua área?

Considere também:

  • A revista fornecerá métricas em nível de artigo, para que você possa acompanhar o impacto de seu estudo específico?
  • A revista cobra APC (Article Processing Charges) e quanto custa? As suas taxas de publicação já estão cobertas por uma estrutura regional de taxas ou por um acordo de parceria institucional?
  • Existem taxas adicionais (por exemplo, para figuras coloridas ou páginas extras)?
  • A revista oferece o tipo específico de artigo que você escreveu? Por exemplo, publicam meta-análises, resultados negativos, artigos de revisão ou relatos de casos?

Está claro que há muito a considerar ao decidir para onde enviar seu trabalho. Mas sabendo como escolher uma revista que ajudará seu estudo a atingir seu público, ao mesmo tempo que reflete seus valores como pesquisador, você estará pronto para sentar e começar a escrever!

Uma boa escrita a todos!


Silvana B. Marchioro