As demandas de um mestrado e/ou doutorado muitas vezes podem parecer esmagadoras, e não é incomum ouvir falar de estudantes estressados e sobrecarregados. No entanto, esta não precisa ser a sua realidade. A jornada da pós-graduação também pode ser totalmente administrável e prazerosa se você planejar com bastante antecedência.
Abaixo estão seis etapas principais para garantir que você faça tudo no prazo, enquanto aproveita a sua jornada.
1. Aceite que você não pode fazer tudo
O primeiro passo é entender e aceitar que não há como você ler tudo o que acha que precisa ler, ou fazer todos os experimentos ou trabalhos de campo que você acha essenciais. Um mestrado e um doutorado são trabalhos finitos e não se espera que você crie um conhecimento completo e perfeito que dê conta de todas as eventualidades. Ao aceitar isso e definir claramente os parâmetros de sua pesquisa, você descobrirá que sua lista de leituras e seus objetivos de pesquisa se tornarão muito mais gerenciáveis.
2. Estabeleça marcos importantes
Algumas universidades agendam avaliações (chamadas de qualificação) para os seus estudantes de pós-graduação em momentos específicos do seu programa, por exemplo, no final de cada ano ou no meio do doutoramento. Fale com seu orientador ou colegas de departamento para saber aproximadamente o que precisa ser feito em cada estágio.
Por exemplo, descubra quando você deve fazer seu trabalho de campo/coleta de dados, realizar análises ou escrever seu primeiro capítulo. Descobrir esses pontos-chave esclarecerá onde você deve estar em cada estágio. Você pode então trabalhar de trás para frente para decidir o que precisa fazer e quando para atingir esses marcos.
3. Divida sua lista de tarefas
Tecnicamente, o que se espera de você em seu mestrado e/ou doutorado deve ser realizado dentro do prazo que você possui. Parece uma enorme quantidade de trabalho, mas você pode começar a aliviar a carga dividindo o que precisa ser feito em partes menores e gerenciáveis.
Lide com as tarefas, um estágio de cada vez. Por exemplo, determine as tarefas que você precisa realizar e aloque períodos de tempo específicos para cada uma. Você pode então dividir essas tarefas em uma programação mensal ou semanal. Ao fazer isso, você se sentirá mais confiante sobre o que pode alcançar na prática no dia a dia.
4. Constância vence a corrida
Saiba que você não precisa necessariamente trabalhar muitas horas, o dia todo, todos os dias, para fazer uma boa pesquisa. Algumas pós-graduações recomendam uma dedicação de aproximadamente 40 horas semanais, como faria em um emprego normal, mas entendem que cada pessoa tem sua forma de trabalhar e pode exigir um pouco mais ou menos nas diferentes etapas do mestrado e/ou doutorado.
Mais importante do que tentar cronometrar um determinado número de horas de trabalho é trabalhar de forma constante no ritmo que melhor lhe convier. Por exemplo, você pode realizar mais trabalhando apenas quatro horas concentradas todos os dias da semana, do que tentando fazer tudo de uma vez ou forçando-se a trabalhar muitas horas no último minuto para cumprir um prazo.
5. Seja realista
Para garantir que você consiga trabalhar em um ritmo consistente e constante, seja honesto e realista sobre seus hábitos e ritmo de trabalho. Se você sabe que leva um dia inteiro para escrever 500 palavras, não pretenda escrever uma redação de 3.000 palavras em dois dias! Você não apenas se preparará para o fracasso, mas também criará uma enorme pressão sobre si mesmo. Sua saúde mental será prejudicada.
Em vez disso, ao planejar seu horário de trabalho, reserve sempre mais tempo do que você acha que precisa. Este tempo extra pode cobrir quaisquer problemas inesperados que possam surgir e dar-lhe mais espaço para trabalhar de forma pacífica e constante. Se você terminar antes do tempo, dê a si mesmo uma folga bem merecida!
6. Encontre tempo para descansar
Embora muitas vezes isso possa parecer contra-intuitivo, tirar uma folga é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo a longo prazo. Forçar-se a continuar trabalhando – seja lendo outro artigo ou escrevendo mais algumas centenas de palavras – pode parecer que você está progredindo, mas se estiver cansado e esgotado, poderá acabar cometendo erros ou tendo que refazer o trabalho.
Faça uma pausa completa e regular do seu mestrado e/ou doutorado todas as noites e finais de semana para descansar e recarregar as energias. Você descobrirá que, quando estiver descansado, retornará ao trabalho com perspectivas mais claras, mais energia e, em última análise, será capaz de realizar mais em menos tempo.
Keep it mind!
Silvana B. Marchioro