O abstract é um breve resumo do seu manuscrito. É extremamente importante que o seu abstract esteja bem preparado e represente suficientemente o seu trabalho, porque muitas vezes ele será a única parte do manuscrito que será lida. Além disso, precisamos lembrar que as revistas costumam limitar a seção do abstract para aproximadamente 250 palavras, então você precisa escrever de forma concisa, mas ainda assim precisa, interessante e persuasiva.

O abstract também deve ser suficientemente atraente, desta forma irá atrair os leitores a lerem todo o manuscrito.

O conteúdo do abstract, juntamente com o título e as palavras-chave, é essencial para a descoberta de seu manuscrito, portanto, você deve prepará-lo com cuidado.


Estrutura:

O tamanho e a estrutura do seu abstract vão depender dos requerimentos adotados pela revista que você irá submeter o seu manuscrito. A maioria das revistas exigem abstracts com 150 - 300 palavras. Com relação à estrutura, podem seguir um dos seguintes formatos:

  • Não- estruturado: um único parágrafo
  • Estruturado: dividido em seções pré-determinadas (Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão)
  • Gráfico: uma única imagem ilustrando achados chaves ou a principal mensagem do manuscrito (algumas revistas exigem ambos, tanto o abstract escrito quanto o gráfico).

Lembre-se sempre que seu abstract é um "mini-artigo", e como tal, deve seguir o formato IMRaD (Introdução, Metodologia, Resultados and Discussão). Mas você tem espaço apenas para a apresentação de métodos e resultados chaves. Além disso, você não possui espaço para uma discussão real, então a seção final é simplesmente a conclusão.


Estilo:

Com relação ao estilo, abstracts são frequentemente escritos no passado (especialmente nas partes relacionadas com os objetivos, métodos e resultados) porque ele trata do que já aconteceu. Já a parte da introdução e da conclusão são frequentemente escritos no tempo presente.

Abstracts normalmente não devem incluir citações de referências ou fazer referências a tabelas e figuras no texto principal.

Abstracts devem estar "sozinhos", seu leitor deve ser capaz de entender o conteúdo sem precisar consultar o restante do seu manuscrito. Por isso, abreviações, jargões e linguagem técnica devem ser evitadas sempre que possível. Se não for possível evitar esses termos, eles deverão ser definidos claramente no texto.   

Você pode rascunhar um esboço de seu abstract quando você está planejando seu manuscrito. Mas é fortemente recomendável que abstracts sejam escritos por último, uma vez que o conteúdo final do manuscrito final tenha sido aprovado por todos os autores.


Conteúdo: 

Abstracts de artigos científicos geralmente apresentam um conteúdo informativo, com informações específicas relacionadas ao objetivo, métodos e resultados. 

 Certifique-se que o seu abstract seja consistente com o texto principal do seu manuscrito em termos de dados, resultados e redação geral. Você também deve garantir que ele atenda aos requisitos das diretrizes da revista em termos de contagem de palavras, estrutura, títulos e uso de abreviações.  

Para garantir que seu abstract apresente todas as informações necessárias, procure responder às seguintes questões:

  • Por que você realizou este estudo?
  • O que/Como você fez?
  • O que você encontrou?
  • O que você concluiu?

Respondendo as perguntas acima em uma ordem lógica, sendo possível identificar as diferentes partes, você estará no caminho certo para escrever um abstract completo e eficaz. 


Silvana B. Marchioro