A seção de discussão é uma parte crucial de seu artigo científico. É nela que você irá combinar informações das partes anteriores do artigo em uma história coerente. Nesta seção, o leitor já sabe por que você fez seu estudo (introdução), como fez (métodos) e o que aconteceu (resultados). E é aqui que você deverá ajudar o leitor a conectar as ideias dessas seções.
O primeiro passo é preparar um esboço para organizar seus pensamentos de forma lógica. Para evitar “embaralhar” sua mensagem com questões periféricas, tenha em mente o objetivo/hipótese de seu estudo durante o processo de redação. Além disso, seguir uma estrutura, como a sugerida abaixo te ajudará a conduzir a discussão de uma maneira eficaz:
Primeiro parágrafo:
- Forneça interpretações essenciais baseadas nos principais resultados.
Parágrafos intermediários (3-5):
- Compare e contraste com estudos prévios;
- Destaque a robustez e as limitações de seu estudo;
- Discuta resultados não esperados.
Último parágrafo:
- Resuma a hipótese e a proposta do estudo;
- Destaque a importância do estudo dentro da área;
- Discuta questões não respondidas e potenciais estudos futuros.
A discussão deve começar com um breve resumo dos resultados. Faça uma visão concisa dos principais resultados obtidos. Lembre-se que as suas descobertas já foram detalhadas na seção de resultados, portanto não há necessidade de repeti-las aqui, mas forneça pelo menos alguns destaques. Isso ajudará a refrescar a memória do leitor. Depois de fornecer ao leitor uma visão geral de seus resultados, você precisa interpretá-los. Em outras palavras, o que seus resultados significam? Discuta as implicações e o significado das descobertas em relação à sua questão ou hipótese de pesquisa.
Analise suas descobertas e explore o que está por trás delas ou o que pode tê-las causado. Se sua introdução citou teorias ou estudos que poderiam explicar suas descobertas, use essas fontes como base para discutir seus resultados. Às vezes, suas descobertas não são o que você espera. É aqui que você descreve isso e tenta encontrar uma razão para isso. Poderia ser por causa do método que você usou? Tem algo a ver com as variáveis analisadas? Comparar seus métodos com outros estudos semelhantes pode ajudar nessa tarefa.
Consulte estudos relacionados para colocar sua pesquisa em um contexto mais amplo na literatura científica. Compare e contraste suas descobertas com a literatura existente, destacando semelhanças, diferenças e/ou contradições. Estudos com descobertas semelhantes às suas podem ser citados para mostrar a força de suas descobertas. As diferenças entre suas descobertas e outras na literatura também podem ser discutidas aqui.
Muitas revistas científicas exigem que você inclua as limitações do seu estudo na discussão. As limitações de um estudo são pontos a serem aprimorados em pesquisas futuras. Embora algumas delas possam ser falhas em seu método, muitas podem ser devido a fatores que você não poderia prever. Os exemplos incluem restrições de tempo ou de amostras. Apontar isso ajudará futuros pesquisadores a evitar ou resolver esses problemas. Esta parte da discussão também pode incluir quaisquer tentativas que você tenha feito para reduzir o impacto dessas limitações. Apontar as limitações do seu estudo demonstra transparência. Também mostra que você conhece bem seus métodos e pode realizar uma avaliação crítica deles.
O parágrafo final da seção de discussão deve conter a mensagem principal do seu estudo. Reafirme sua hipótese, identifique suas principais descobertas e descreva como elas se relacionam com sua hipótese. Descreva o impacto que seus resultados podem ter no tema do estudo. Seus resultados podem mostrar, por exemplo, que ainda existem limitações na literatura para estudos futuros abordarem. Pode haver necessidade de estudos que ampliem suas descobertas de uma maneira específica. Você também pode precisar de pesquisas adicionais para corroborar suas descobertas.
Escrever uma seção de discussão pela primeira vez é uma tarefa difícil. Mesmo para autores experientes, a primeira versão da discussão provavelmente sofrerá muitas modificações à medida que o manuscrito “amadurece”. No entanto, como acontece com qualquer outra atividade na vida, praticar e avaliar são fundamentais para melhorar as habilidades de redação de discussões.
Para concluir, deixo aqui dois conselhos finais:
i) leia tantos artigos quanto possível, e leia-os criticamente para aprender como grupos científicos importantes comunicam resultados e os discutem, e
ii) tente revisar manuscritos escritos por colegas para desenvolver a capacidade de analisar (componentes separados dos manuscritos para melhor avaliar cada um), sintetizar (reunir as peças) e avaliar o manuscrito como um todo.
Keep it in mind.
Silvana B. Marchioro