Convencer o editor de uma revista científica que seu artigo é relevante e trará benefícios para a mesma, é um passo extremamente importante no processo de publicação científica. Mesmo grandes manuscritos lutam para se destacar apenas com base no título ou em seu conteúdo. Além disso, eles precisam de ótimas cartas de apresentação, as famosas cover letters. Um dos aspectos mais importantes, mas muitas vezes negligenciado, na submissão de artigos científicos. Elas são um passo valioso para que sua pesquisa seja notada, submetida ao processo de peer review, publicada e todas as coisas boas que vêm depois disso.

A maioria dos editores de revistas simplesmente não tem tempo para ler na íntegra cada artigo enviado para decidir se ele é adequado ou não. Eles usam as informações apresentadas nas cover letters para ajudá-los a filtrar primeiro os envios mais interessantes e apropriados. Uma cover letter é uma comunicação, criada por e-mail ou como um arquivo separado, que você endereça ao editor da revista e envia junto com seu artigo. Esta carta é extremamente importante porque muitas vezes é tudo o que um editor irá ler, juntamente com o seu resumo, antes de tomar a chamada decisão de “rejeição documental” sobre o seu artigo. Escrever uma boa cover letter, permite que você venda sua pesquisa, evite rejeições rápidas e, mais provavelmente, chegue ao processo de revisão por pares.

Deixo abaixo algumas sugestões de perguntas que devem ser respondidas para elaborar uma boa cover letter, a fim de maximizar suas chances de sucesso. Recomendo escrever uma ou duas frases em resposta a cada um destes pontos e você terá então uma estrutura para o texto da sua próxima cover letter.

1. Por que o seu tópico é importante?

O que os colegas de sua área realmente querem saber de respostas? Além disso, tente relacionar sua pesquisa com questões e tópicos relevantes para áreas mais amplas. 

2. Qual é o seu principal resultado e por que seus resultados são significativos?

Como os resultados do seu estudo avançam em sua área? Qual é o seu significado principal? Lembre-se sempre de responder a estas questões de uma forma comedida: limite sempre as suas conclusões ao que os seus dados realmente suportam.

3. Por que isso é um avanço em relação aos trabalhos anteriores?

A escrita científica baseia-se em trabalhos publicados anteriormente. Portanto, também é importante adicionar isso à sua cover letter: ‘este artigo representa um avanço significativo em nosso campo porque….’. Lembre-se de que seu editor pode não ser um especialista na área, e ele precisa ser informado, em termos claros e simples, por que o seu trabalho dá um passo à frente. 

4. Por que você está enviando para esta revista?

Por que você acha que seu trabalho é particularmente atraente para a revista? Deixe isso explícito na sua cover letter e diga ao seu editor: ‘achamos que este artigo é particularmente adequado para publicação na sua revista porque…’. Um bom motivo para adicionar aqui pode ser que um trabalho semelhante ao seu foi publicado anteriormente neste meio de comunicação, trazendo algumas destas citações na cover letter.

Além destes pontos, se a política da revista permitir ou convidar, você também poderá incluir detalhes de possíveis revisores para seu artigo. Certifique-se de que os dados dos mesmos estejam corretos e válidos.

E para concluir, seja breve, tente manter a sua cover letter em apenas uma página. A menos que haja razões específicas pelas quais você precise adicionar mais detalhes, a regra de uma página é amplamente aceita como uma boa diretriz para o tamanho. É importante ser sucinto como em toda redação científica!


Silvana B. Marchioro