Uma seção de métodos clara tem impacto na avaliação editorial e na compreensão dos leitores, e é também a espinha dorsal da transparência e replicabilidade de seu estudo.
O que você inclui na seção de métodos depende da área em que atua e dos experimentos que está realizando. No entanto, o princípio geral em vigor na maioria das revistas está sempre resumido nas diretrizes das mesmas: “A seção Materiais e Métodos deve fornecer detalhes suficientes para permitir que pesquisadores adequadamente qualificados possam replicar completamente o seu estudo”. A ênfase aqui é deliberada: os métodos devem permitir aos leitores compreender o seu artigo e replicar o seu estudo. No entanto, não há necessidade de entrar no nível de detalhe que um leigo exigiria – o foco está no leitor que também é treinado em sua área, com as habilidades e conhecimentos adequados.
Embora algumas revistas possam incluir de forma responsável elementos de métodos mais detalhados em seções suplementares, o movimento por maior reprodutibilidade e rigor na ciência restabeleceu a importância da seção de métodos. Os métodos são agora vistos como um elemento-chave para estabelecer a credibilidade da investigação relatada, juntamente com a disponibilidade aberta de dados e resultados.
Procure ser minucioso, mesmo que a revista não exija o mesmo nível de detalhe. A reprodutibilidade é de nossa responsabilidade. Planejar o nível de detalhe em sua seção de métodos, imaginando que você estará escrevendo para o seu “eu” do futuro, tentando replicar seu próprio trabalho, é uma boa estratégia. Ao considerar que você poderá estar em uma instituição diferente, com logins de conta, aplicativos, recursos e níveis de acesso diferentes, você conseguiria reproduzir o mesmo experimento? De quais detalhes você precisaria ser lembrado? Qual linhagem celular, anticorpo, software ou reagente você usou? Quais participantes você decidiu excluir? Que processos você ajustou durante seu trabalho?
Além de descrever o que você fez, é igualmente importante nesta seção garantir aos leitores que você também seguiu todas as diretrizes éticas relevantes ao conduzir sua pesquisa. Embora os padrões éticos e as diretrizes para relatórios sejam frequentemente apresentados em uma seção separada do documento, certifique-se de que seus métodos e protocolos realmente sigam essas diretrizes.
E para concluir, considere uma representação visual de seus métodos. Recursos visuais para métodos ajudam na leitura e compreensão de seu artigo. Uma referência visual na qual os leitores possam facilmente acessar como um diagrama de fluxo pode ajudá-los a entender melhor o artigo completo, não apenas a seção de métodos.
Levando em consideração todos os pontos abordados acima você estará garantindo a compreensão e replicabilidade de seu estudo, princípios básicos de uma ciência confiável e criteriosa.
keep it in mind.
Silvana B. Marchioro