Autoria é o processo pelo qual os indivíduos que contribuíram para uma pesquisa sejam reconhecidos nas publicações decorrentes deste trabalho. 

Dependendo do campo, o peso pode ser atribuído tanto a quem é incluído como autor quanto à ordem em que aparecem. Aparecer como autor fornece crédito pela contribuição e também responsabilidade perante os leitores.

Idealmente, a autoria deve ser decidida no início do processo entre os colaboradores. É responsabilidade dos pesquisadores determinar a autoria, levando em consideração as convenções da área e as exigências da revista ou outra via de publicação.

Os requisitos exatos para autoria podem variar um pouco entre periódicos e áreas, mas geralmente as expectativas são derivadas de fontes como McNutt et al., PNAS e também no site International Committee of Medical Journal Editors.


Quem deve ser autor?

Para a elaboração da lista de autoria, espera-se que cada indivíduo:

1. Tenha feito contribuições substanciais para a concepção OU desenho experimental do trabalho; OU a aquisição, análise OU interpretação de dados; OU a criação de novos softwares utilizados na obra; 

2. Tenha redigido o manuscrito ou o tenha revisado substancialmente.

3. Tenha aprovado a versão submetida (e qualquer versão substancialmente modificada) do manuscrito. 

4. Tenha concordado em ser pessoalmente responsável pelas próprias contribuições, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho, mesmo aquelas nas quais o autor não esteve pessoalmente envolvido, sejam adequadamente investigadas, resolvidas, e a resolução documentada na literatura.

A colaboração com colegas de pesquisa dentro de uma instituição ou até mesmo fora dela é sempre fortemente incentivada. No entanto, espera-se que a inclusão da autoria aconteça apenas quando todos os critérios de autoria descritos acima forem cumpridos. 

Colaboradores que não atendam a todos os critérios de autoria deverão ser listados na seção Agradecimentos.

Além disso, consultar sempre as diretrizes de submissão de cada revista científica para obter informações sobre o formato de listagem das contribuições dos autores, bem como o número de autores permitidos.


Ordem dos autores

As convenções para a ordem de autoria podem variar entre áreas, culturas e laboratórios individuais. 

Uma das abordagens mais comuns é a ordem de contribuição: considera-se que o primeiro autor da lista teve a maior parte da contribuição metodológica e intelectual do trabalho para a publicação, seguindo até o indivíduo com menor contribuição, mas com maior posição. Outros podem colocar o investigador sênior em primeiro lugar.

O primeiro autor pode também ser considerado o autor correspondente. O autor correspondente é o indivíduo que irá realizar as comunicações com editores, e com a redação do periódico. No entanto, esta atribuição pode ser destinada tanto ao primeiro autor quanto ao autor sênior da pesquisa (normalmente o orientador ou o líder do grupo de pesquisa).

Outra importante posição na ordem da autoria é o último autor. Isto porque, em muitas áreas acadêmicas, o último autor é o líder do grupo de pesquisa.

É importante destacar também que, quaisquer alterações na lista de autores após a submissão, como alteração na ordem dos autores ou exclusão ou adição de autores, deverão ser aprovadas por cada autor em um formulário de alteração de autoria que deverá ser preenchido.  

Geralmente, não são permitidas alterações de autoria por adição ou exclusão de autores, e/ou alterações no autor correspondente, e/ou alterações na sequência de autores após a aceitação do manuscrito.



Silvana B. Marchioro