Conhecer pessoas novas, especialmente pesquisadores renomados em sua área e depois ter que conversar com eles em um segundo idioma parece, em um primeiro momento, um pouco assustador. Mas certamente poderá trazer grandes oportunidades para a sua carreira profissional (isso me possibilitou a realização de um doutorado sanduíche no exterior, mas será assunto para um outro artigo).
Participações em simpósios e congressos relevantes em sua área de pesquisa é uma grande oportunidade para você conseguir esta interação. E tudo o que você precisa fazer é causar uma boa impressão!
Acima de tudo, a melhor maneira de causar uma boa impressão nos colegas em uma reunião científica é fazendo uma ótima apresentação, seja de um pôster ou uma palestra. Neste último caso, ao preparar a sua apresentação oral, reserve um tempo para se preparar adequadamente e garantir uma comunicação efetiva (veja as dicas em nosso último artigo).
Uma boa preparação é a chave para controlar os nervos e ter sucesso: todos nós já vimos aquelas apresentações em conferências que parecem terem sido feitas na noite ou na manhã anterior. Certifique-se de não cometer esse erro!
Além de uma comunicação efetiva nas suas apresentações, que outras técnicas você poderá usar para garantir que causará a melhor impressão possível e consiga interagir com pesquisadores renomados em sua área? O que você pode dizer?
A primeira coisa importante: lembre-se de sorrir ao conhecer alguém e tente abordar cada conversa com uma atitude positiva. Pesquisas demonstram que as pessoas pensam com mais clareza quando estão de bom humor e isso realmente desencadeia uma mudança química na outra pessoa.
Além do bom humor ao abordar e/ou interagir com outras pessoas, especialmente em um ambiente profissional, não esqueça que todas elas inicialmente pensarão consigo mesmas: "como essa pessoa vai me ajudar?" Para que a situação se desenvolva numa direção positiva, pense sobre a posição da outra pessoa e como você poderia ajudá-la; tente imaginar o que ela gostaria de ganhar interagindo com você.
Outro ponto importante: não tenha medo do fracasso ao conhecer alguém pela primeira vez, e nunca tenha medo de dizer "não" se alguém lhe pedir para fazer algo ou ajudá-lo de alguma forma. É fundamental lembrar que as pessoas não dizem "não" o suficiente e que isso é sempre apenas o começo de uma conversa, não o fim. Se você disser “não” a alguém, isso pode potencialmente ter o efeito de deixá-lo à vontade, permitindo-lhe relaxar; depois, você descobrirá que a conversa será mais fácil e fluida.
O aspecto absolutamente fundamental, crítico e que nunca deve ser esquecido das conversas e interações com colegas é sempre tentar deixar as pessoas pensando: "Gostaria de ter contato com essa pessoa novamente no futuro". Tenha em mente que mesmo que você não consiga entregar o que a outra pessoa deseja naquele determinado momento, ou mesmo que a interação tenha sido apenas uma conversa casual, tente ser sempre empático, gentil e positivo com os outros. Essas técnicas garantirão que a pessoa queira se encontrar e falar com você novamente na próxima oportunidade que se encontrarem.
Coisas boas acontecerão em sua carreira se você mantiver essa mentalidade nas interações com os colegas!
Silvana B. Marchioro