Escrever para falar em público não é tão diferente de outros tipos de escrita. Você deseja atrair a atenção do seu público, transmitir suas ideias de maneira lógica e usar evidências confiáveis para sustentar seu ponto de vista. Mas as condições para falar em público favorecem algumas qualidades de escrita em detrimento de outras. Quando você escreve um discurso, seu público é formado por ouvintes. Eles têm apenas uma chance de compreender as informações conforme você as lê, portanto, seu discurso deve ser bem organizado e de fácil compreensão. Além disso, o conteúdo do discurso e sua apresentação devem ser adequados ao público.
Qual é o seu propósito?
As pessoas estão reunidas para ouvir sobre um assunto específico e esperam obter algo imediatamente. E você, o palestrante, espera ter um efeito imediato no seu público. O objetivo do seu discurso é obter a resposta desejada. Ao estabelecer seu propósito, pergunte-se o seguinte:
- O que você deseja que o público aprenda ou faça?
- Se você está argumentando, por que deseja que eles concordem com você?
- Se eles já concordam com você, por que você está fazendo esse discurso?
- Como seu público pode se beneficiar com o que você tem a dizer?
Analise seu público
Se o seu objetivo é obter uma determinada resposta do público, você deve considerar quem eles são. Se você conseguir identificar maneiras de se conectar com seus ouvintes, poderá tornar seu discurso interessante e útil. Ao pensar em maneiras de atrair seu público, pergunte-se:
- O que eles têm em comum? Idade? Interesses? Etnia? Gênero?
- Eles sabem tanto sobre o seu assunto quanto você ou você irá apresentá-los a novas ideias?
- Por que essas pessoas estão ouvindo você? O que eles estão procurando?
- Que nível de detalhe será eficaz para eles?
- Qual tom será mais eficaz para transmitir sua mensagem?
- O que pode ofendê-los ou aliená-los?
Mantenha o interesse do público
Use estatísticas e citações com moderação
Inclua apenas o material factual mais marcante para apoiar a sua perspectiva, coisas que provavelmente permanecerão na mente dos ouvintes depois de você terminar de falar. Caso contrário, você corre o risco de sobrecarregar seus ouvintes com muita informação.
Incorpore as estratégias retóricas de ethos, pathos e logos
A retórica pode ser definida como a arte de escolher o melhor argumento a cada caso com o fim de persuadir. Há 3 modos de persuasão: ethos, pathos e logos.
- Ethos: persuade-se pelo caráter, por quem é o orador, se este é digno de fé;
- Pathos: persuade-se pela emoção, pelos sentimentos causados de tristeza ou alegria, amor ou ódio;
- Logos: persuade-se pela lógica dos argumentos apresentados.
Ao defender um ponto de vista através do ethos, pathos e logos pode ajudar a convencer seu público a acreditar em você e a fortalecer seu argumento. Os discursos mais eficazes costumam apresentar uma combinação dessas estratégias retóricas.
De forma breve, um discurso de sucesso é aquele que envolve o público e expressa claramente um assunto ou conjunto de tópicos. Escrever e fazer um discurso eficaz pode te ajudar a avançar em sua carreira, desenvolvendo fortes habilidades de comunicação, liderança e de relacionamentos interpessoais.
Silvana B. Marchiro