Escrever para falar em público não é tão diferente de outros tipos de escrita. Você deseja atrair a atenção do seu público, transmitir suas ideias de maneira lógica e usar evidências confiáveis ​​para sustentar seu ponto de vista. Mas as condições para falar em público favorecem algumas qualidades de escrita em detrimento de outras. Quando você escreve um discurso, seu público é formado por ouvintes. Eles têm apenas uma chance de compreender as informações conforme você as lê, portanto, seu discurso deve ser bem organizado e de fácil compreensão. Além disso, o conteúdo do discurso e sua apresentação devem ser adequados ao público.

Qual é o seu propósito?

As pessoas estão reunidas para ouvir sobre um assunto específico e esperam obter algo imediatamente. E você, o palestrante, espera ter um efeito imediato no seu público. O objetivo do seu discurso é obter a resposta desejada. Ao estabelecer seu propósito, pergunte-se o seguinte:

  • O que você deseja que o público aprenda ou faça?
  • Se você está argumentando, por que deseja que eles concordem com você?
  • Se eles já concordam com você, por que você está fazendo esse discurso?
  • Como seu público pode se beneficiar com o que você tem a dizer?

Analise seu público

Se o seu objetivo é obter uma determinada resposta do público, você deve considerar quem eles são. Se você conseguir identificar maneiras de se conectar com seus ouvintes, poderá tornar seu discurso interessante e útil. Ao pensar em maneiras de atrair seu público, pergunte-se:

  • O que eles têm em comum? Idade? Interesses? Etnia? Gênero?
  • Eles sabem tanto sobre o seu assunto quanto você ou você irá apresentá-los a novas ideias?
  • Por que essas pessoas estão ouvindo você? O que eles estão procurando?
  • Que nível de detalhe será eficaz para eles?
  • Qual tom será mais eficaz para transmitir sua mensagem?
  • O que pode ofendê-los ou aliená-los?

Mantenha o interesse do público

Use estatísticas e citações com moderação

Inclua apenas o material factual mais marcante para apoiar a sua perspectiva, coisas que provavelmente permanecerão na mente dos ouvintes depois de você terminar de falar. Caso contrário, você corre o risco de sobrecarregar seus ouvintes com muita informação.

Incorpore as estratégias retóricas de ethos, pathos e logos

A retórica pode ser definida como a arte de escolher o melhor argumento a cada caso com o fim de persuadir. Há 3 modos de persuasão: ethos, pathos e logos.

  • Ethos: persuade-se pelo caráter, por quem é o orador, se este é digno de fé;
  • Pathos: persuade-se pela emoção, pelos sentimentos causados de tristeza ou alegria, amor ou ódio;
  • Logos: persuade-se pela lógica dos argumentos apresentados.

Ao defender um ponto de vista através do ethos, pathos e logos pode ajudar a convencer seu público a acreditar em você e a fortalecer seu argumento. Os discursos mais eficazes costumam apresentar uma combinação dessas estratégias retóricas.

De forma breve, um discurso de sucesso é aquele que envolve o público e expressa claramente um assunto ou conjunto de tópicos. Escrever e fazer um discurso eficaz pode te ajudar a avançar em sua carreira, desenvolvendo fortes habilidades de comunicação, liderança e de relacionamentos interpessoais.


Silvana B. Marchiro