Uma parte fundamental do desenvolvimento acadêmico é desenvolver as habilidades para fazer ótimas apresentações em reuniões científicas (congressos, simpósios, conferências, etc…). Embora algumas pessoas sejam oradores naturalmente talentosos, outras precisam se aperfeiçoar e treinar para melhor apresentar seu trabalho e ideias. Sua capacidade de apresentar com confiança e eficácia será uma habilidade transferível fundamental em seu desenvolvimento profissional.

Uma das habilidades mais importantes que você pode aprender como pesquisador em início de carreira é como fazer uma palestra, uma aula ou uma apresentação de pesquisa eficaz diante de um público. Em algum momento, todo acadêmico terá que aprender como fazer isso; quanto mais cedo melhor.

Ficar na frente de uma sala cheia de gente é uma experiência muito estressante, e é completamente normal ficar nervoso ao se expor e expor seu trabalho aos demais.

Aprender as habilidades necessárias para dar palestras e apresentações eficazes é a chave para o sucesso acadêmico. E o caminho para este sucesso está na preparação.

Se você acha que não tem um dom natural para falar em público, pode usar isso como desculpa para continuar não trabalhando nisso. Mas o que a maioria dos palestrantes de sucesso lhe dirão é que o talento natural só leva você até certo ponto. Mas então, qual é o segredo? Quais técnicas posso usar para melhorar minha oratória? Prática, prática e mais prática, esta é a resposta! Muitos dos melhores oradores trabalharam arduamente para dominar esta habilidade. Eles encaram o “ falar em público” como uma arte que pode ser aprimorada por meio da persistência e dedicação.

Podemos incluir aqui algumas sugestões, com base em nossa experiência em preparar apresentações para congressos, que você poderá usar para melhorar suas habilidades para falar em público. Elas funcionarão tanto para grandes apresentações em conferências internacionais, quanto para uma sala de aula ou entrevistas de emprego.

1. Pense nos motivos da sua apresentação

Por que você está falando e por que seu público está lá para ouvir? Você está tentando educá-los, persuadi-los a agir ou simplesmente conectar-se com eles? Se você conhece seu objetivo, você pode escolher táticas de engajamento para ajudar a alcançá-lo. Portanto, seja claro quanto ao seu objetivo. Normalmente quando você está apresentando dados de seu trabalho científico, você deseja educar e informar o público ao mesmo tempo que demonstra sua experiência e compromisso com uma área específica.

2. Ensaie

A prática leva à perfeição, especialmente em um segundo idioma. Você sabia que Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, costumava praticar todos os seus discursos? Ele pensava em cada movimento e palavra: esse tipo de trabalho pode valer a pena! Encante o seu público com uma palestra excelente e bem ensaiada.

 Se você dedicar tempo e ensaiar suas palestras, ficará muito mais confortável e terá mais chances de atingir seus objetivos. Alguns palestrantes acadêmicos literalmente criam um roteiro, praticam-no repetidas vezes até que pareça natural para o público. 

Uma dica fundamental para o sucesso ao dar palestras é a organização: como identificar a mensagem principal da sua apresentação para garantir que o seu público lembre de você e saia pensando ‘Uau! Foi uma conversa muito interessante’. Que tipo de conteúdo você precisa para uma apresentação em uma conferência com tempo limitado? Quantos slides você deve usar para uma palestra de 15 minutos e que tipo de coisas precisam ser incluídas? Conteúdo, apresentação e estrutura são alguns dos segredos para uma palestra eficaz.

3. Faça uma apresentação bacana, mas não deixe seus slides ocuparem o centro das atenções

Discursos verdadeiramente excelentes vivem na intersecção da educação e do teatro. Que elementos teatrais você pode introduzir na sua apresentação para torná-la memorável? Mesmo que você pratique até obter o domínio completo de seu discurso, ainda assim, deixe espaço para improvisação no palco. Sua apresentação parecerá mais natural. Ninguém sai de uma palestra inspirado nas apresentações de slides, mas sim em suas palavras, ou seja, na história que você está contando. Mas se sua apresentação incluir slides, prepare-os depois de escrever seu discurso. Você pode descobrir que, afinal, os elementos visuais não melhorarão sua apresentação. Além disso, usar uma apresentação de slides como muleta pode ser um erro colossal, pois a tecnologia pode falhar! Todos nós já assistimos a palestras em que o palestrante passa muito tempo mexendo no projetor e tentando transferir seus slides. Tente chegar ao local mais cedo e certifique-se de que seus slides funcionem bem quando projetados em uma tela (não apenas a tela do seu computador).

Algumas pessoas têm um talento natural para falar em público. Mas para o resto de nós, é preciso muita prática e táticas inteligentes para nos tornarmos palestrantes eficazes e memoráveis. Acrescentando o que dizia Aristóteles: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito."


Silvana B. Marchioro